quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dicas para prevenir a Síndrome do Pânico


● Durma bem, se tiver dificuldade procure um profissional para pesquisar o motivo;
● Evite comer durante o trabalho, pare e faça as refeições com calma;
● Coma uma fruta entre as refeições;
● Faça uma atividade física pelo menos 60 minutos, pelo menos, três vezes por semana (comece devagar);
● Faça mais vezes o que gosta;
● Seja menos rigoroso consigo mesmo

Dicas para lidar com a Síndrome do Pânico

● Existem alguns casos em que o primeiro remédio não produz resultado. Isso não quer dizer caso grave e nem incurável. Na maioria das vezes basta trocar a medicação.
● Mesmo que você já esteja se sentindo bem, não interrompa a medicação. Interromper a medicação antes da hora significa quase sempre uma recaída.
● A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico é benigna e curável, quase todos os sintomas desaparecem nas primeira horas de tratamento, porem ela é muito "teimosa" e o tratamento de manutenção é longo. Evidentemente que sem sintomas, mas com a manutenção da medicação.
● A Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico pode reaparecer sim, mesmo que os problemas tenham acabado.
● Durante o Transtorno do Pânico ou Síndrome do Pânico a pessoa pode passar por fases de depressão. Isso não quer dizer que você sofra de duas doenças.
● Algumas pessoas com Síndrome do Pânico ou Transtorno do Pânico tem receio de fazer ginástica. Pelo contrário, um bom condicionamento físico é sempre importante, ainda mais para quem está sujeito a ter crises de taquicardia. Além disso, ginástica libera Endorfinas, que são nossos Antidepressivos naturais e aumentam nosso bem estar.
● Yoga, meditação, massagem de relaxamento: sempre ajudam e muito, principalmente as duas primeiras.
● Diminuir álcool e cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes) sempre ajuda

O perigo do efeito inverso

Diante da possibilidade – ainda que sujeita à determinadas pré-disposições – da Síndrome do Pânico abrir caminhos para outras doenças, surge aí o perigo do aparecimento de um efeito inverso: o fato de outras doenças desencadearem o aparecimento do transtorno. Diante disso, os especialistas entrevistados citam diversos fatores que podem fazer com que a Síndrome do Pânico venha à tona.
Para Carolina Sigrist, o uso de drogas e anfetaminas (medicações para emagrecer) pode predispor o aparecimento da síndrome, bem como fatores externos. “O estresse também fica particularmente evidente em tempos de mudança, quando é preciso lidar com a inevitável perturbação que a acompanha”, diz ela “Isto depende da vulnerabilidade de uma pessoa aos acontecimentos, que com certeza pode ser o surgimento de uma doença”.
Para Tânia Maria Alves, o fator genético é que pode fazer com que isso ocorra: “Não é que uma doença predisponha à outra. Mas uma doença X pode ser o gatilho (medo) para desencadear nas pessoas já pré-disponíveis geneticamente, o Transtorno do Pânico”.

Causas mais comuns da Síndrome do Pânico


● Psicológicas (são as mais comuns): reação a uma fase de Stress ou a uma situação difícil cuja solução é igualmente difícil;

● Experiência traumática por exemplo: assalto, seqüestro, acidentes, doença grave. Essa forma mais específica de distúrbio de ansiedade se chama Transtorno de Stress Pós Traumático;

● Físicas: alguns medicamentos (principalmente anfetaminas), drogas (maconha), abuso de álcool;

● Genética familiar de Pânico, Depressão, DOC, TAG, PTSD, TDAH, etc.
Atenção: predisposição genética não quer dizer hereditariedade. Ou seja, Pânico não passa de pai para filho, não se preocupe.

● Sem nenhum motivo (bem mais raro).