quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O perigo do efeito inverso

Diante da possibilidade – ainda que sujeita à determinadas pré-disposições – da Síndrome do Pânico abrir caminhos para outras doenças, surge aí o perigo do aparecimento de um efeito inverso: o fato de outras doenças desencadearem o aparecimento do transtorno. Diante disso, os especialistas entrevistados citam diversos fatores que podem fazer com que a Síndrome do Pânico venha à tona.
Para Carolina Sigrist, o uso de drogas e anfetaminas (medicações para emagrecer) pode predispor o aparecimento da síndrome, bem como fatores externos. “O estresse também fica particularmente evidente em tempos de mudança, quando é preciso lidar com a inevitável perturbação que a acompanha”, diz ela “Isto depende da vulnerabilidade de uma pessoa aos acontecimentos, que com certeza pode ser o surgimento de uma doença”.
Para Tânia Maria Alves, o fator genético é que pode fazer com que isso ocorra: “Não é que uma doença predisponha à outra. Mas uma doença X pode ser o gatilho (medo) para desencadear nas pessoas já pré-disponíveis geneticamente, o Transtorno do Pânico”.

Nenhum comentário: